Segue um pouquinho do que falamos no encontro:
O foco do trabalho de um professor que atua na educação infantil precisa primeiramente passar pela esfera do AMOR; sem amor fica impossível desenvolver um bom trabalho com crianças.
A equipe relacionou algumas características que são fundamentais para o um bom educador:
- intuição
- afetividade
- percepção
- flexibilidade
- ser eclético
- ser maternal
- ser tolerante
- ser acolhedor
- carismático
- observador
- ter conhecimento, entre outras.
Se o educador tem conhecimento e consciência das características da criança de acordo com sua faixa etária, poderá desenvolver um trabalho sob medida para seus alunos, respeitando suas dificuldades, compreendendo seu processo maturacional , o que irá favorecer o desenvolvimento mais saudável da criança.
É necessário um trabalho de observar a criança para descobrir que tipo de criança ela é, se é mais agitada, mais sensível, amorosa, intempestiva, se chora muito etc. Não aprendemos com qualquer um e em qualquer lugar, é necessário estabelecer uma relação, a criança precisa de um mediador emocional e é aí que entra o educador. A escola precisa ser um lugar de acolhimento e o educador ( que possui as características citadas no início deste texto) que acolhe seu aluno receberá a recompensa de colaborar para seres se tornarem mais humanos.
"Educar com responsabilidade para humanizar e transformar a realidade"
Agradeço à toda que equipe presente na capacitação, pelos momentos de troca de experiência, de aprendizado e pelas histórias que emocionaram . Espero que vocês se tornem cada vez mais perceptivos e criativos nesse trabalho com crianças e lembrem-se da criança interior de vocês!!! Um grande Beijo!