quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Você depende de que?

Participei de um pograma de rádio para falar sobre Drogas e Família  e gostaria, hoje, de compartilhar com vocês alguns de meus devaneios sobre esse tema.
A banda de rock nacional Titãs tem na letra da música "Comida" as seguintes frases : "Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente quer prazer pra aliviar a dor" (peguei isoladamente essas palavras para desenvolver minhas ideias).
Estamos vivendo um tempo onde não sabemos quem somos, o que gostamos e o que queremos ; temos uma enorme dificuldade de encontrarmos nosso Eu.
Estamos sem identidade e ficamos a mercê dos outros e do que propaga a  mídia, esperando que eles sim façam algo para nos dar a sensação de sermos alguém. Vemos : "quero a roupa que está na moda", "preciso ficar magra como a a tal da Gisele Bundchen" ( vimos até Gorete querendo virar Gisele) , homens colocando próteses em tudo quanto é lugar, sem contar o consumismo que vende a ideia de Ter para Ser e olha que compramos o pacote! Estamos com sede de que? Com fome de que? E vou além, estamos dependentes de que?
Sem saber quem verdadeiramente somos, ficamos como diz uma professora querida, "nas mãos de calango"!
Queremos olhar só para o que é bonito em nós, o que enche os olhos dos outros, o que nos dá sensação de sermos importantes e bacanas. Não queremos de forma alguma olhar para o nosso eu e lidar com o nosso ladinho medíocre, feio e pesado.  Fazemos pirraça quando somos frustrados. E pensando por esta vertente faço um paralelo com a questão da dependência química, alcoolismo e outras dependências. O ser humano para não sentir e por não fazer contato com as mazelas da vida e com seu mundo interno, utiliza muitas vezes, caminhos que acredita serem práticos e eficazes para aliviar a dor e assim comem demais ou "de menos" , transam demais , gastam demais, bebem demais e se drogam demais. Precisamos questionar as coisas que chegam até nós, as informações que nos bomardeiam todos os dias , as crenças que carregamos e o modo como vivemos e relacionamos.
O que realmente faz sentido para mim? O que me deixa feliz? Qual o meu legado? Talvez essas e outras questões possam nos ajudar a ampliar nossa consciência para sermos mais humanizados e felizes.

E você, está com fome de que?

Boa reflexão para nós!


Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto!!!

    Compartilho muito de suas idéias, e também acredito que se tivéssemos mais coragem de encarar a vida como ela é, com mais sabedoria e menos ilusão, com certeza seríamos mais saudáveis!!
    Um forte abraço
    Myrna

    ResponderExcluir