domingo, 30 de janeiro de 2011

Aprendendo a ver com a criança interior - filme O Pequeno Príncipe


Encontrei esse vídeo e resolvi compartilhá-lo para que possamos repensar nossas histórias e cuidar da nossa criança interna. Porque ficamos tão endurecidos, rígidos e algumas vezes chatos e pesados depois que nos tornamos adultos? Faça um teste: experimente brincar com algo que você gostava muito quando criança ( não vale eletrônicos) e observe quais os sentimentos surgirão. Aproveite para  curtir e se divertir!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Curso: Poder do Mito

No dia 21 de janeiro participei do curso O Poder do Mito, ministrado pela psicoterapeuta sistêmica Jaqueline Cássia de Oliveira. Foi um tempo de crescimento, reflexão e troca de experiências. Agradeço à Jaqueline pelo profissionalismo e sensibilidade ao nos orientar e acolher com nossas histórias e mitos e à todas as participantes pela troca e escuta nessa caminhada. Gostaria de agradecer à todos os meus ancestrais por me permitirem acessar partes da nossa história  na tentativa de compreender os meus mitos. Valeu muito!!!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cuidados na hora de adquirir o material escolar das crianças

É começo de ano e você já está se preparando para comprar a tradicional lista de material escolar. Mas, além de bom humor e paciência para enfrentar as longas filas (e os altos preços), é preciso estar atento ao exagero dos pedidos das escolas. Veja as dicas do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e do Procon:


DIREITOS
-De acordo com o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, a "venda casada" é proibida, o que significa que a escola não pode exigir marcas ou locais de compra específicos, e nem que os produtos sejam adquiridos no próprio estabelecimento de ensino. A exceção fica para o caso de apostilas pedagógicas próprias do colégio;
-A escola também não pode exigir a compra de materiais de higiene pessoal e limpeza, e nem cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone.
-Fique de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, que devem conter informações claras e precisas, em língua portuguesa (mesmo no caso dos importados) a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor;
-Outro cuidado é o pedido da nota fiscal. Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentá-la. Por isso, exija sempre a nota e confirme se ela traz a descrição adequada dos produtos - não vale constar apenas os códigos dos itens, pois isso dificulta a identificação;
-Evite comprar em ambulantes e camelôs. Apesar de mais baratos, estes produtos não fornecem nota fiscal, o que pode dificultar a troca ou assistência em caso de defeitos;
-Se os produtos apresentarem algum problema, mesmo que sejam importados, o consumidor tem seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Os prazos para reclamar são de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis;
-Todo produto deve apresentar informações adequadas, claras, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, prazo de validade e preço, além de alerta sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
-Nas feitas pela internet, por telefone ou por catálogo, o consumidor tem o prazo de 7 dias para se arrepender. Este prazo começa a ser contado a partir do recebimento do produto ou da data da assinatura do contrato. O cancelamento da compra deve ser feito sempre por escrito e os valores eventualmente pagos devem ser devolvidos com correção monetária.
Fonte: Revista Crescer

Verificação de segurança de materiais escolares

Verificação de Segurança

Inmetro baixa portaria obrigando todos os materiais escolares a terem o selo de identificação de conformidade. O objetivo é oferecer mais segurança às crianças
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) baixou em dezembro uma portaria que obriga todos os materiais escolares a terem o selo de identificação de conformidade – uma espécie de certificado de qualidade.
O objetivo da medida é evitar acidentes e oferecer mais segurança para os pequenos. Esse foco surgiu com a análise do Banco de Dados de Acidentes de Consumo do próprio instituto, que mostra os produtos de criança como os principais responsáveis pelas ocorrências.
“Desenvolvemos regulamentação para vários itens, como brinquedos, mamadeiras e chupetas, dispositivos de retenção automotiva e, agora, artigos escolares”, conta Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro. “Aumentaremos o leque, em breve, com artigos para festas infantis, berços e carrinhos de bebê. Sempre visando a saúde e a segurança das crianças”.
Serão avaliados lancheiras, merendeiras, apontadores; estojos, pastas, mochilas; canetas, lápis, lapiseiras, giz de cera, pincéis, tintas, borrachas, colas, réguas, corretores adesivos ou a tinta e tesouras de ponta redonda. Não estão considerados nesta certificação livros, revistas, gibis, giz para quadro negro, mobiliário escolar, brinquedos e artigos de festa.
A análise contará com testes químicos, mecânicos e físicos (se soltam tinta e mancham, se possuem arestas cortantes), elétricos, ftalatos (toxicidade e maleabilidade do plástico) e biológicos (para produtos que a criança pode colocar na boca ou interagir com alimentos).
“Os ensaios vão ser divididos por grupos. A faixa etária até três anos é a mais crítica, por ser considerada a idade oral. De três a seis anos, a criança passa a ter mais interação com os produtos. De seis a oito, é preciso analisar os usos improváveis do produto. E de oito a 14 a criança já possui melhor coordenação motora e uma boa noção de perigo”, conta Lobo.
Os fabricantes terão até dia 12 de junho de 2012 para se adequar às regras. A partir de 12 de junho de 2013, os fabricantes não poderão comercializar os produtos sem o selo do Inmetro para o varejo. E, em 7 de abril de 2014, os varejistas só poderão vender produtos certificados.
Fonte: Revista Pais e Filhos

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Feliz Livro Novo

"Encerra-se mais um ano em sua vida... Quando este ano começou, ele era todo seu. Foi colocado em suas mãos... Podia fazer dele o que quisesse...

Era como um Livro em Branco, e nele você podia ter um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.
Podia... Hoje não pode mais, já não é seu. É um livro já escrito... Concluído...
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e não poderá corrigi-lo. Estará fora de seu alcance!
Portanto... Antes que termine este ano, reflita, tome seu velho livro e folheie com cuidado...
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; Faça o exercício de ler a você mesmo. Leia tudo......
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.
Não.......Não tentes arrancá-las. Seria inútil... Já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que será entregue.
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras:
Obrigado e Perdão!!!
E, quando o novo ano chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco, todo seu, no qual irá escrever o que desejar.
Feliz Livro Novo"